quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Manisfestação - Aumento do Transporte público em São Paulo


"Acontece hoje (07/01) o primeiro ato da campanha contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em São Paulo. A concentração é às 16h, na frente do Teatro Municipal, e a saída da manifestação acontece às 17h.

Na última segunda-feira (04), começou a vigorar o aumento de 17% para os ônibus da capital. Um cidadão que utiliza ônibus e metrô (ou trem) para ir ao trabalho, gasta R$ 8,00 por dia.

O cidadão que utiliza apenas a precária rede de ônibus da capital (sem fazer integração com os trilhos) irá gastar R$118,00 a cada mês, apenas para ir e voltar do trabalho. O valor equivale a 23% do salário mínimo.

Enquanto isso, prefeitura e governo do Estado continuam a gastar bilhões em obras inúteis destinadas apenas ao tráfego de automóveis particulares, alimentando caixas de campanha para 2010 e os bolsos dos donos de construtoras.

A inequidade de gastos públicos entre o transporte coletivo (que atende a maioria da população) e o transporte individual motorizado transforma a placa da imagem acima em uma piada de extremo mau gosto.

No próximo domingo (10/01), a Rede de Luta Contra o Aumento promove uma reunião às 15h, no Ay Carmela (r. das Carmelitas, 140 – Sé). "

fonte: http://www.apocalipsemotorizado.net/2010/01/06/ato-contra-o-aumento-da-tarifa-de-onibus/

7 comentários:

  1. vc paga 8,00 por dia para trabalhar, é obrigado a ficar igual à uma sardinha dentro dos transportes públicos e a mulherada ainda é encoxada por alguns filhos da puta...

    ResponderExcluir
  2. e outras jogam lixo pela janela.. risos (foi só uma provocação poly... beijos)

    ResponderExcluir
  3. tem gente que até perde a virgindade no busão...

    daí sim é vantajoso, pois saí mais barato pagar 2,70 por 2 horas de bilhete único, que 80,00 para meia hora no Tom Marrom Night Club....hahaha

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, queria escrever tanta coisa, mas tanta coisa sobre esse assunto........Acho que a população "toda" que depende do "cata lôco" esta engasgada com esse aumento de 17%, é ridículo, assim como é ridículo as melhorias que eles acham e dizem estar fazendo para o povo, atenção nesse trecho:

    "Enquanto isso, prefeitura e governo do Estado continuam a gastar bilhões em obras inúteis destinadas apenas ao tráfego de automóveis particulares, alimentando caixas de campanha para 2010 e os bolsos dos donos de construtoras"

    Me lembrei de uma das piores coisas que aconteceram neste fim de ano, a construção do maldito TERMINAL CAMPO LIMPO, que pra mim é completamente inútil, antes podia pegar um ônibus direto pro serviço, eu tinha a opção de aguardar e vir sentada, agora tenho que acordar meia hora mais cedo, pegar um ônibus até essa porcaria de terminal, descer, e se eu quiser ir sentadinha para não ser bulinada pelos taradões de plantão, sou obrigada a aguardar 3 filas com aproximadamente 60 pessoas cada, ou seja, acabo esperando 03 filas, 3 ônibus, mais de 20 minutos e enquanto isso vejo dezenas de caras bravas, muito bravas por estar no meio da multidão que só quer começar mais um dia de trabalho.

    E a moral da história é que nunca fui de chegar atrasada no trampo e agora estou chegando 10, 15 minutos depois, e pelo que andei percebendo a insatisfação é de todos, as pessoas vem esmurrando os ônibus, xingando os motoristas e bem mais estressadas do que o normal, pois andar de transporte lotativo é surreal, pelo menos pros meus lados na ZS e agora com esse presentinho de Natal que o Kassab resolveu nos dar, as coisas andam ainda piores.

    E agora me falar que aumentou o salário mínimo, e dez dias depois subir em 17% o valor da condução, me poupe, nos poupe.

    ResponderExcluir
  5. No dia 02/01/2010 eu estava na casa de uma das colaboradoras do blog, a Fernanda, e a tv estava ligada no Jornal Nacional. A reportagem caminhou na seguinte linha: Primeiramente falou-se com ar otimista sobre o aumento do salário mínimo, dando números, comparações e percentuais incríveis sobre o aumento. A reportagem seguinte foi sobre o aumento do ônibus feito de maneira rápida indicando apenas o valor, destacando que no ano passado não houve aumento. Pra quem é de publicidade e jornalismo, e pra aqueles mais atentos, sabem que essa técnica é antiga... é como dizer depois de um super escândalo de corrupção a frase, "mas a boa notícia...". Procurem no google informações sobre o aumento e percebam que os resultados não são tão na cara... é dificil até achar pra quanto foi a tarifa... É preciso que a gente faça barulho! Aumentar o preço do notebook não é problema, mas aumentar o preço de coisas de primeira necessidade é perigosíssimo... se aumenta o feijão, para nós da fudida classe média é uma coisa.. quem compra dois pacotes por mês, passa a comprar um e coloca mais água na panela.. Para o pobre que compra um único saco, passa a não comprar... e isso é sério... O aumento de 17% para os coletivos é um absurdo, pois isso deve serguir a mesma rotina da inflação medida... é um custo de primeira necessidade... não é o mesmo que aumentar o preço do carro, do celular... As pessoas precisam se mobilizar, como estão fazendo neste exato momentos o grupo no teatro municipal... Quero acompanhar a repercussão desse protesto e se não tiver, esse blog atuará na disceminação desta informação... fica aqui o nosso compromisso em freiar esse abusvo aumento... pensem aí numa forma de protesto... mandar 100 e-mails por dia cada um para os vereadores é a minha sugestão... abraços Roger

    ResponderExcluir
  6. Para varia a truculenta corporação da Polícia Militar repreendeu o protesto com o seu habitual costume.

    Polly, eu tbm uso o terminal Campo Limpo para ir ao trabalho, porém faço o caminho contrário, vou sentido Centro>Bairro de manhã e, no meu caso é bastante útil, mas concordo que ao centralizar as saídas de ônibus causam alguns transtornos...

    O valor utilizado em transporte público, realmente é alto no final do mês, um trabalhador com seu salário mínimo (e bota mínimo ai) vai sentir muito no bolso.

    A frase "Direito do cidadão, dever do estado" estampada nos ônibus que circulão na cidade, não condiz com a realidade.

    Primeiro por que pagamos alto por esse "direito", segundo, por que o estado e a própria opinião pública estaurada, divulgam este seu "dever" como um favor, uma esmola para a população.

    Daniel UPC

    ResponderExcluir
  7. Roger, eu sei que essa questão compete mais aos vereadores, no entanto, eu tenho o e-mail de cada deputado estadual de SP e podíamos mandar um e-mail para eles, expondo a nossa indignação. Talvez dê algum resultado, pois esse ano tem eleição para os deputados estaduais e eles ficam doidinhos pra mostrar trabalho.
    O que vocês acham?

    ResponderExcluir